Pacientes internados em serviços de saúde impossibilitados de receber visitas tem direito a, no mínimo, uma vídeo chamada por dia?
- brunotadeubraga
- 9 de jun.
- 1 min de leitura
Você sabia que pacientes internados em serviços de saúde impossibilitados de receber visitas tem direito a, no mínimo, uma vídeo chamada por dia?
Direito Médico
A Lei 14.198/21 assegura a realização de videochamadas entre familiares e pacientes internados em unidades de saúde impossibilitados de receber visitas.
* A realização das videochamadas deverá ser previamente autorizada pelo profissional responsável pelo acompanhamento do paciente.
* Eventual contraindicação das videochamadas por parte do profissional de saúde assistente deverá ser justificada e anotada no prontuário.
* As videochamadas devem ser realizadas respeitando-se os protocolos sanitários e de segurança com relação aos equipamentos utilizados.
* O serviço de saúde deve zelar pela confidencialidade dos dados e das imagens produzidas durante a videochamada e exigirá firma do paciente, dos familiares e dos profissionais de saúde em termo de responsabilidade, vedada a divulgação de imagens por qualquer meio que possa expor pacientes ou o serviço de saúde.
*Os serviços de saúde são responsáveis pela operacionalização e pelo apoio logístico para o cumprimento do estabelecido nesta Lei
Conhece alguém que precisa desta informação? Então salva esse post para não esquecer e compartilha.



Comentários